segunda-feira, 18 de maio de 2015

Astronáutica

Faz tanto tempo que não passo por aqui, tanta correria... Ufa! Ainda bem que hoje sobrou um tempinho. Agora comprei um notebook, então fica mais fácil de escrever, porque é mais prático... Enfim, vim escrever um pouco sobre a Astronáutica.

Para se tornar um astronauta, é preciso muito mais do que viver com a cabeça no "mundo da Lua". O processo de seleção e formação dos astronautas é semelhante, tanto para americanos, russos ou outras agências espaciais. É preciso começar a se preparar o mais cedo possível, se dedicar nos estudos, especialmente nas áreas da Matemática e Ciências. Precisa ter empenho nos estudos, domínio de várias línguas (boas opções são Inglês, Russo e Chinês (Mandarim), ter certa experiência profissional e estar com a saúde física e psicológica em dia.

Mas atenção, de nada vale ser nota dez nestes quesitos mas se comportar como uma pessoa que não sabe como se relacionar com os outros, que não consegue trabalhar em grupo, com ética, proatividade e respeito. Nesse caso o candidato é desclassificado sem aviso prévio. Imagine, você e mais quatro (4) outros astronautas no espaço, um deles com problemas de relacionamento com o grupo. Se ocorre algum problema, todos devem colaborar na solução, não há chance nem tempo para chiliques.

Quando finalmente o candidato é escolhido, ele não irá na semana seguinte ao espaço. Agora é que começa a parte mais rigorosa do processo: mais estudos, mais exames, mais exigências e mais dedicação, mesmo que isso signifique ficar isolado do mundo, bem longe da família. Está preparado para candidatar-se a esta profissão?

P.S.: Os astronautas sabem que tudo isso vale a pena...

                             Espero que tenham gostado da matéria. Beijinhos naquele lugar onde nunca pega sol. O CORAÇÃO!!!! ;-) 
Júlia Ferro